Sacola de papel personalizada. Um mundo de possibilidades.

Como diz o dito popular: “propaganda é a alma do negócio”. Isso já está mais do que provado e comprovado. 

Ou seja, podemos afirmar, com certeza, que uma sacola de papel personalizada é a forma física dessa propaganda. Conseqüentemente concluímos que é o “corpo” da sua propaganda.

Achou estranho?

Mas, veja que interessante, em primeiro lugar elas circulam por todos os locais, sem distinção.

Sendo uma sacola para uma loja levando uma roupa, um sapato, um perfume, um óculos ou qualquer outro produto a marca da sua loja estará onde o seu cliente estiver e, se for, acima de tudo, uma sacola bonita e de qualidade, vai acompanhar muito além desses ambientes.

Ou ainda uma sacola para uma feira ou um evento você vai fazer sua marca circular posteriormente nos estandes dos seus concorrentes.

Ou por outra, se for uma sacola para divulgar sua marca você poderá incluir o seu folder, panfleto ou um brinde que eles ficarão muito bem acondicionados e dessa forma seu cliente sentirá prazer em ‘mostrar’ para todos.

E por fim, se for sacola para delivery, certamente seu cliente se sentirá mais seguro em consumir seu produto.

Em todos os casos o foco principal será sua marca em destaque por onde essa sacola transitar.

Sacola

E você sabia que existe uma infinidade de combinações para fazer sua sacola?

Neste post vou comentar apenas sobre a sacola de papel personalizada que é, certamente, o produto principal da Arte Bela Sacolas.

Porém existem sacolas igualmente importantes no que diz respeito a propaganda, mas com outros tipos de material como o tecido, muito utilizada para sacolas retornáveis, as sacolas plásticas com um custo muito baixo são as preferidas pelos supermercados, sacolas de TNT e assim vai.

Primeiramente você precisa escolher o material para sua sacola

Tipos de papel

Essa é à base de tudo: qual será o material que sua sacola de papel personalizada será confeccionada?
Existem vários tipos de papel, cada um com sua característica, seus pontos fracos e pontos fortes. Vamos conhecer os mais comuns disponíveis para o mercado gráfico de sacolas.

As sacolas mais econômicas, com melhor custo benefício e excelente acabamento

Sacola de papel offset

Se a sua necessidade é por um papel branco, a sugestão é o offset, branco dos dois lados e sem brilho é um papel que oferece excelente acabamento com baixo custo.

Isso garante a esse papel a líderança no ‘desejo’ dos consumidores de sacolas.

Sacola de papel offset

Papel rústico e de excelente resistência

Sacola de papel kraft

Um papel de cor ‘marrom’, alta resistência e preço baixo.

De acordo com a Wikipédia:

Papel kraft é um tipo de papel fabricado a partir de uma mistura de fibras de celulose curtas e longas, provenientes de polpas de madeiras macias. Esta mistura de fibras confere a este tipo de papel características de resistência mecânica com bom desempenho para o seu processamento em máquinas e uma relativa maciez.

Estas propriedades e capacidades de processamento permitem que seja usado para produzir sacos e sacolas, envelope para correspondência e cartonagens diversas.

O papel do tipo kraft é matéria prima para a produção de papelão ondulado.”

Sacola de papel kraft

As sacolas com mais brilho

Sacola de papel duplex, triplex ou couche

Nessa categoria temos 3 tipos de papeis que se assemelham:

Duplex, com brilho de um lado e bege do outro, o Triplex com brilho de um lado e branco do outro, sendo que o verso ainda pode ser brilho (C2S) ou fosco (C1S) e por fim o Couche que pode ser brilho ou fosco nos dois lados.

Em termos visuais, o triplex e o couche são muito parecidos, eles se diferem basicamente pela sua espessura, apesar de possuírem as mesmas gramaturas o Triplex é um papel com maior espessura.

Esses 3 papeis, por serem revestidos, necessitam de um acabamento especial (laminação ou plastificação) aumentando assim o custo da sacola.

Sacola de papel duplex
Sacola de papel couche

A sacola com apelo ecológico

Sacola de papel reciclado

Apesar das sacolas em papel Offset e Kraft serem ecologicamente corretas, quem recebe a fama são as sacolas em palpel reciclado. O papel reciclado é produzido de material 100% descartado, mas como para ser produzido exige um consumo maior de energia e produtos químicos, acaba o transformando em um papel mais caro que os seus outros concorrentes.

Sacola de papel reciclado

As sacolas mais caras

Sacola de papel especial

Esses são sem dúvida, os papeis mais belos para uma sacola: os papeis especiais.
São papeis com cores especiais, acabamentos diferenciados e texturas diversas. Por serem tão especiais possuem um alto valor comercial. São recomendados apenas para campanhas muitos especiais e que necessitem de pequenas quantidades. A não ser, é claro, que esteja disposto a pagar por essa qualidade.

Sacola de papel especial

Próximo passo: como “segurar” sua sacola

Tipos de alça

A não ser que opte por um saco, que não precisa de alça, você precisa escolher uma alça para segurar suas sacolas.

As opções são muitas, mas vamos mostrar as principais e mais utilizadas.

A tradicional

Sacola com cordinha de nylon

Com a opção de ter ou não o ilhós, com ou sem ponteira, as cordinhas de nylon são, sem dúvida alguma, as ‘queridinhas’ do publico. Feitas em polipropileno são muito resistentes, possui uma grande opção de cores, podem ter tamanhos variados e, se não tiver muita pressa, podemos produzir com cores especiais, também existe a possibilidade de ser com nó ou ponteira nas pontas.

Alça de nylon

A ecologicamente correta

Sacola de alça retorcida

Realmente pode ser considerada ecologicamente correta, desde que não faça uso dos ilhoses, isso mesmo, existe a opção de utilizá-las com nós nas pontas e ilhoses, se bem que essa não é uma prática muito comum. Atualmente são utilizadas com patch e coladas nas sacolas, tem uma excelente resistência. As cores mais utilizadas são o marrom (kraft na sua cor natural) e o branco, apesar de termos a opção de tingir outras cores, não recomendamos, pois essa alça é de papel e, ao contato com as mãos que podem estar úmidas ou suadas, geralmente soltam a tinta.

Alça retorcida

A opção mais elegante

Sacola de alça de gorgurão ou de cetim

As alças de gorgurão ou de cetim são mais utilizadas para as sacolas de lojas, pois são mais elegantes e sofisticadas. Podem se utilizadas com ou sem ilhoses, com nós nas pontas, com ponteiras ou ainda coladas, se bem que, quando coladas, não possuem a mesma resistência, não sendo indicada para colocar pesos.

Assim como as cordinhas de nylon, possuem uma grande quantidade de cores e também permitem cores mais personalizadas, mas nesse caso não pode ter pressa e, em alguns casos, existe a necessidade de uma quantidade mínima.

Também vale lembrar que, por se tratar de uma forma de ‘tecido’, geralmente elas amassam.

Alça de gorgurão

A opção mais prática

Sacola de alça vazada

Esse tipo de alça é muito prático e recomendado para sacolas que irão transportar pouco peso. 

Mesmo com reforço podem rasgar quando expostos a materiais pesados.

Mas convenhamos: é uma bela forma de segurar sua sacola!!!

Alça vazada

Defina qual o acabamento da sua sacola

Depois de escolher qual o melhor papel para sua sacola e como seu cliente irá transportá-la, defina se ela terá algum tipo de acabamento.

Sacola Plastificada ou Sacola Laminada?

A característica básica desses dois tipos de acabamento é o mesmo, proteger a sacola contra sujeiras e umidade e também ajudar a aumentar a resistência da sacola. A diferença entre os dois processos é que na plastificação uma película de plástico é aplicada sob calor e pressão enquanto a laminação utiliza Bopp (um tipo de adesivo) junto ao calor e a pressão.

Nos dois tipos temos o brilho e o fosco.

A laminação possui uma resistência maior que a plastificação e consequentemente o valor um pouco mais elevado.

Laminação fosca e plastificação brilho

Sacola com gofragem

Gofragem é um processo de se decorar um papel com algum tipo de textura em alto relevo. Isso é feito por meio da pressão do papel entre dois cilindros.
Basicamente, consiste em adicionar textura para “enfeitar” sua sacola. Quando o papel passa por esses cilindros, a imagem fica gravada na folha, como uma espécie de alto relevo. Com este efeito, sua sacola adquire um designer totalmente diferente.

gofragem

Sacola com Hot stamping

Hot stamping é basicamente a transferência de uma película para a superfície do papel por meio de um cliche. Essa película possui várias opções de cores, inclusive ouro e prata.
O processo é feito em uma máquina de hot stamping a quente, o cliche é montado (a imagem a ser transferida) e aquecido, com a película a ser estampada colocada embaixo dela. A pressão e o calor fazem com que as seções relevantes da película se soltem e colem no papel proporcionando um belo efeito em sua sacola e na sua marca.

Sacola papel duplex com hotstamping

Sacola com Verniz

Esse método consiste na aplicação de uma tinta especial com secagem UV.

Basicamente é utilizado para dar mais destaque na sua marca, pois aumenta o brilho. Não é indicado o verniz total na sacola, pois se trata de uma tinta que pode ‘quebrar’ com facilidade nas dobras da sacola.

Sacola papel duplex com verniz

Uma alternativa ao papel especial

Como mencionado acima, a melhor sacola, são as sacolas de papel Especial, mas são realmente caras, então como ter uma sacola de excelente qualidade aliado a um excelente preço?

Eu responderia que existem duas formas:

Na primeira, opte por um papel de baixo custo (offset ou Kraft) e faça uma impressão simples, o simples sempre foi e sempre será belo.

Na segunda, existe a opção de fazer uma sacola com impressão na frente e no verso no papel offset com aplicação de gofragem e o logo sendo impresso em hotstamping, certamente essa opção fará muito sucesso por onde passar.

Gostou das dicas?

Está convencido que uma sacola de papel personalizado pode te ajudar ativamente na conquista de novos clientes?

Compartilhe !

Envie seu comentário.

Não deixe de solicitar um orçamento!

Teremos o maior prazer em responder.